sábado, 12 de fevereiro de 2011

o MaracaTunes apoia o movimento música para baixar. assine em baixo voçe também!



O Movimento Música para Baixar – MPB é uma inciativa para conectar diversas áreas relacionadas como: música, arte tecnologia e comunicação colaborativa e espalhar suas propostas para o âmbito de diversos territórios, levando suas propostas para o maior numero de pessoas, extrapolando as fronteiras de um determinado gênero musical.
O MPB nasce da necessidade de envolver economicamente mais grupos culturais desse país, não com a lógica do mercado excludente, mas com uma nova relação capital e trabalho apontando para os conceitos e práticas da economia solidária. Atualmente há uma grande demanda de diferentes agentes culturais no sentido da geração de renda à partir daquilo que criam. Necessidade, também, de rever a prática do jabá nos veículos de comunicação, que corrompe e impede as manifestações culturais em nosso pais.
Outro ponto de debate será a questão dos direitos autorais, as entidades representativas dos diversos agentes culturais e sua relação com as novas tecnologias.
O MPB tem como objetivo debater e questionar o projeto de controle da internet (já aprovado no senado federal e em debate na Câmara Federal), perspectiva entendida enquanto reflexão à criação de ferramentas visando a democratização do acesso à comunicação, elemento indispensável à diversidade cultural.
O MPB entende que não basta apenas fazer shows mas sim promover um debate que permita que os agentes desse processo, de uma forma mais ampla pois é participativa, sejam artífices de um movimento para mudar a percepção da realidade da indústria musical.
Artistas, produtoras e produtores que atuam no âmbito cultural não são integrantes de uma classe superior, mas trabalhadores e trabalhadoras que possuem os mesmos direitos dos demais. A arte não deve ser tratada como se fosse semente transgênica, passível de ser propriedade de alguns.
O MPB pretende debater a economia da música em sua complexidade, desde a distribuição dos produtos, o preço justo, a produção cultural, o consumo consciente, o espaço das mulheres na cultura, o software livre, a cultura livre, as redes sociais, a gestão da internet, a democratização da comunicação, o direito autoral e seus mecanismos de controle por entidades que se colocam como representativas dos artistas.
Por isso é um movimento que visa trabalhar os espaços possíveis decorrentes da promoção de eventos em espaços públicos e privados, âmbito universitário, pontos de cultura com presença dos artistas e agentes que estarão envolvidos com a execução dos shows, além de oficinas e rodas de criação coletivas. A idéia é de que isso tudo culmine em discussões pelo país acerca da cultura livre em que tudo poderá se acessado e disponibilizado na internet de forma colaborativa. Ao mesmo tempo criando mecanismos de geração de renda balizados pelos princípios da economia solidária.
Essa proposta vem sendo articulada por diferentes atores de áreas distintas da cena musical brasileira como músicos, VJs, ativistas do software livre, produtoras(es) culturais, acadêmicos, agentes públicos, movimentos sociais, etc. O MPB entende que cultura hoje é esse amalgama humano composto por diferentes segmentos aglutinados numa rede colaborativa e propositiva de parâmetros mais igualitários de distribuição de renda.


mais uma iniciativa massa que  MaracaTunes apoia em favor da "licença livre".
se voçe comcorda com a gente e com aproposta do movimento ta fazendo o que ai parado? vá simbora abraçe a causa, assine o movimento se ligue!!!  http://musicaparabaixar.org.br/?page_id=217
nosso nome já ta lá assinando o manifesto!!!!!!!!

"por que baixar música de graça não é crime,crime é jabah!!!!!" - Nandu Bantu.

Maracatunes no Portal Pernambuco Nação Cultural


É o portal de pernambuco  da Fundarpe,onde o artista pode fazer uma conta para públicar seus trabalhos e declarar quais tipos de direitos autorais ele pode disponibilizar sua obra.
aqui estão as tres principais :
- copyright ( ou todos direitos reservados )
- copyleft ( ou licença livre)
ou domínio público ( totalmente livre sem autoria declarada)

gente,nossas músicas estão em licença livre.Ou seja qualquer um pode baixar e ouvir por lá mesmo.E ainda se quizerem pode fazer um remix ou uma versão das musicas.Confraternos vejam só!!!! no site  a licença é livre mas todos os direitos são reservados ao MracaTunes.CERTO?
para tirar dúvidas recomendo q visitem o site do portal pernambuco nação cultural. 


O Projeto.

O portal Pernambuco Nação Cultural vem sendo desenvolvido para ser uma rede de comunicação e de divulgação da cultura pernambucana na internet. Idealizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip), a página tem como objetivo armazenar, arquivar e exibir qualquer conteúdo – vídeo, áudio, imagem ou texto – que tenha relação com a produção e o consumo artístico local.
Essa rede é composta por agentes culturais (escultores/escultoras, desenhistas, jornalistas, atores/atrizes, músicos, fotógrafos, produtores culturais, historiadores, museólogos, designers, estilistas, entre outros profissionais do setor) interessados em difundir os costumes, as tradições e as conexões culturais de nossa terra. Todo esse conteúdo é administrado pela Fundarpe e pelo Instituto InterCidadania, com a ajuda dos próprios usuários e de entidades convidadas (chamados aqui COLABORADORES).
Na prática, enquanto os AUTORES incluem novos conteúdos (que precisam ter sido produzidos por eles ou com a participação deles), os COLABORADORES aprovam e autorizam a publicação desses arquivos. Isso garante com que as obras expostas no portal tenham o respaldo e o aval dessas entidades – dando confiabilidade e segurança a quem usa o sistema, que tem como principal objetivo valorizar a produção artística e os autores responsáveis por ela em Pernambuco.
Lá você não ouve apenas a música de uma banda, mas ganha a possibilidade de saber quem a compôs, quem a produziu e quem a gravou, além de encontrar essas pessoas dentro e fora da internet. Ampliando, assim, as possibilidades de divulgação de centenas de pessoas que trabalham com cultura em Pernambuco. O mesmo exemplo serve para uma fotografia, um vídeo, um ensaio literário, uma entrevista...
O portal não permite a inclusão de conteúdos impróprios ou ilegais – como cadastros falsos e arquivos obscenos, anti-éticos, racistas ou ofensivos. Por isso, todas as páginas possuem um link para denunciar possíveis abusos. Vale salientar que nosso objetivo não é publicar qualquer conteúdo, mas sim o produto cultural do Estado – seja ele fruto de representação popular, de um artista da nova cena ou mesmo das diversas manifestações de massa consumidas em Pernambuco.
Enfim, de maneira colaborativa, o Pernambuco Nação Cultural quer fortalecer a produção artística do Estado, difundindo todo esse material para o mundo.


 
http://quilombosdigitais.blogspot.com/